Orientações Pré-Operatórias

Orientações Pré-operatórias

Conhecer melhor o processo da sua cirurgia e recuperação fará com que você se sinta mais confiante para realizar sua operação. Este é o objetivo do manual que lhe apresentamos a seguir.

Esta seção fornecerá informações úteis sobre como se preparar para sua cirurgia da coluna, desde os exames pré-operatórios à reabilitação fisioterápica.

Lembre-se, entretanto, de que as informações aqui disponíveis não substituem a relação médico-paciente e podem variar de acordo com cada caso.

Conhecer melhor o processo da sua cirurgia e recuperação fará com que você se sinta mais confiante para realizar sua operação. Essa seção fornecerá informações úteis sobre como se preparar para sua cirurgia da coluna, desde os exames pré-operatórios à reabilitação fisioterápica.

As informações aqui disponíveis não substituem a relação médico-paciente e podem variar de acordo com cada caso.

 

Antes de qualquer cirurgia eletiva, você deverá realizar exames pré-operatórios. Você receberá a relação de exames necessários. Após isto, você será encaminhado para uma avaliação cardiológica de rotina (também chamada de avaliação de risco cirúrgico). O prazo entre a data de realização dos exames pré-operatórios e a data de realização da cirurgia não deve ultrapassar noventa dias.

Fumar poderá retardar a sua cicatrização na coluna. Além disto, o tabaco:

  • Reduz o calibre dos vasos sanguíneos, diminuindo a oferta de oxigênio para seus tecidos;
  • Faz com que o sangue coagule mais rapidamente, podendo levar a problemas cardíacos e circulatório;
  • Aumenta a pressão arterial sistêmica;
  • Dificulta a cicatrização óssea após a cirurgia.

Organize seus pertences em uma única e pequena mala. Os seguintes itens devem ser trazidos para o hospital:

  • Sua carteira do convênio e seu documento de identidade.
  • Seus exames pré operatórios, exames de imagem e carta do cardiologista.
  • Lista com todas as medicações tomadas, incluindo o nome, a dose e a frequência diária.
  • A relação de todas as substâncias e medicações às quais você tem alergia.
  • Pijamas leves e largos, de preferência camisas com botões frontais.
  • Roupas que usaria para ficar em casa; não se esqueça das meias, roupas íntimas, camiseta e calça largas.
  • Chinelo confortável m; tênis, especialmente para a volta para casa.
  • Se você é mulher, absorvente (não íntimo), pois a cirurgia pode desencadear o início do seu ciclo menstrual durante a internação hospitalar.
  • Itens para relaxar, como música e livros.
  • Travesseiro, que também será útil no carro, em sua volta para casa.

Deixe as jóias e outros pertences de valor em casa.

Permanecer em jejum de alimentos sólidos  e líquidos  nas 12 horas que antecedem a cirurgia, as média ações de uso habitual podem ser administradas com pequena quantidade de água.

A internação hospitalar ocorrerá 3 horas antes do horário previsto para a operação. Ao chegar ao quarto, você receberá roupas apropriadas para vestir. A equipe de enfermagem aferirá dados vitais, colherá exames laboratorias (caso prescritos), iniciará a administração das medicações prescritas e fará limpeza da pele na região a ser operada. Você receberá a visita de um médico anestesista para uma consulta. Retire brincos, anéis, colares ou pierciengs e esmalte das unhas da mão.

As cirurgias de coluna geralmente são realizadas com anestesia geral. No centro cirúrgico, o preparo anestésico e o posicionamento na mesa de operações duram, em média, uma hora. Ao acordar, você ficará duas horas, ou mais, na sala de recuperação pós-anestésica, antes de ser levado para o quarto. Por isto, sua permanência no centro cirúrgico será consideravelmente maior do que o tempo de operação

Perguntas Frequentes

O tempo de recuperação depende do tipo de cirurgia. Casos simples de descompressão lombar por hérnia de disco ou estenose de canal não requerem repouso, sendo autorizado retorno para o trabalho poucos dias após o procedimento. Cirurgias de artrodese cervical ou lombar também não exigem repouso, porém recomenda-se no mínimo  14 dias para retorno à atividades sem peso. Já após cirurgias de correção de deformidades (escolioses) recomenda-se 30 dias de afastamento de atividades educacionais (crianças e adolescentes) ou do trabalho (adultos).

Não há regra ou restrições de posição para dormir após cirurgias de coluna. O paciente pode escolher a posição que lhe for mais confortável.

Recomenda-se, em média, afastamento de 10 a 14 dias após as cirurgia na coluna cervical. Nesse período pode ser utilizado um colar cervical macio de espuma. Entretanto, trabalho em computador, tipo home office, pode ser iniciado no dia seguinte à operação, desde que seja respeitada ergonomia (postura adequada).

Evite manter relações sexuais nos primeiros 15 dias após cirurgias de coluna. Após isso, atividade sexual pode ser retomada gradativamente, durante os 45 dias subsequentes à operação. Esse é o tempo médio que leva a cicatrização da região operada.

Toda cirurgia tem riscos e na coluna vertebral não é diferente. Cirurgias mais simples possuem menos riscos do que casos complexos. Por exemplo, cirurgias de descompressão (microdiscectomia ou discectomia endoscópica) ou artrodeses curtas (1 ou 2 níveis) para tratamento de hérnia de disco ou estenose de canal cervical ou lombar em pacientes hígidos possuem baixo risco de complicações. Pode-se citar infecção (aproximadamente 1-3%), pseudoartrose (não união de artrodese) 5% ou piora neurológica (1%). Por outro lado, indivíduos com comorbidades, como osteoporose avançada, Diabetes Mellitus, cardiopatias ou Doença de Parkinson possuem maior risco de complicações clínicas, além de risco aumentado para necessidade de intervenções cirúrgicas subsequentes na coluna.

Sim. Porém, deve-se aguardar a consolidação da artrodese para retorno completo à atividades físicas e carregamento de peso. Esse período é variável, mas leve em média 6 meses para ocorrer e deve ser monitorado por exames de imagens.